AÚDE 19/10/2015 - 12h18 Coração de espuma.
Pesquisadores desenvolvem coração artificial feito de espuma e silicone
O modelo se mostrou mais eficiente que outros analisados.EPRODUÇÃO
Pesquisadores daUniversidade de Cornell, nos Estados Unidos, anunciaram na última quarta-feira (14) que desenvolveram um coração artificial feito de espuma e silicone poroelástico. O coração de espuma, como também é chamado pelos pesquisadores, pode ser moldado através de impressão 3D e seu material permite filtrar o sangue com eficácia por conta da sua estrutura formada por poros elásticos.
O material usado no protótipo é macio e flexível e é composto de poros interligados que permitem bombear os fluidos para as demais partes do corpo. O modelo se mostrou mais eficiente que outros analisados, já que usa menos energia para transportar os líquidos e possui elasticidade bem maior que os demais corações artificiais já desenvolvidos.
O desenvolvimento do coração de espuma é uma esperança para pesquisas e produção de outros órgãos do corpo humano. Os pesquisadores já anunciaram que pretendem desenvolver em breve uma mão de espuma para servir de prótese.
Para que o uso do coração de espuma seja permitido, os cientistas ainda estão à espera da aprovação da entidade FDA ( Food and Drug Administration), agência federal dos Estados Unidos, que é responsável por proteger e promover a saúde pública através da regulação e supervisão da segurança de alimentos, dispositivos médicos e medicamentos.
A novidade permite novos horizontes no desenvolvimento de tecnologia para a robótica e próteses médicas.
Saiba mai sobre a descoberta no vídeo ( áudio em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário